Garantia ao Aposentando: cálculo do tempo de serviço pode ser realizado no Sindicato

Na Campanha Salarial deste ano, uma grande conquista das negociações realizadas pelo Sindicato foi a inclusão do direito dos metalúrgicos/as ao cálculo do tempo de trabalho. A Convenção Coletiva da categoria já previa, em sua Cláusula 27ª, a garantia de emprego para quem está às vésperas de se aposentar, no entanto, era preciso o auxílio jurídico para saber ao certo o tempo de trabalho e a possibilidade de recorrer à cláusula, visto que a Previdência Social não realiza o cálculo. Agora, os trabalhadores/ as da base de Canoas e Nova Santa Rita, assim como dependentes de associados e metalúrgicos de outras bases CUTistas, podem se dirigir ao Sindicato para solicitar a informação.

 

 

 

O presidente Paulo Chitolina reconhece que a inclusão deste direito na CCT não é somente uma conquista da base, mas também, a possibilidade do Sindicato prestar um auxílio importante à sociedade. “O direito está previsto na CCT de Canoas, mas nós vamos prestar este serviço a todos que necessitarem do cálculo, seja para cumprimento de cláusula ou qualquer outro encaminhamento previdenciário”.

 

 

 

 

O serviço, que será prestado de forma gratuita pelo Sindicato de Canoas, será reconhecido como comprovação para requerer a garantia no emprego, visto que será realizado no sistema IBDPCalc, software de cálculo previdenciário desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). “O Sindicato negociou com a patronal e investiu no sistema para a realização dos cálculos, como forma de otimizar o cumprimento da cláusula e auxiliar todos os trabalhadores metalúrgicos da região”, esclareceu o tesoureiro Flávio de Souza, o Flavião.

 

 

 

 

Os trabalhadores e trabalhadoras que quiserem realizar o cálculo, devem se dirigir à sede do Sindicato (Caramuru, 330 / Centro – Canoas) com a Carteira de Trabalho, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30. Dúvidas podem ser sanadas no DDG 0800 000 0212.

 

 

Fonte: STIMMMEC

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube