Falece companheiro Gilmar Pedruzzi, ex-presidente da CUT-RS, vítima da Covid-19

O companheiro Gilmar Pedruzzi, ex-presidente da CUT-RS e do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas na década de 1980, faleceu na tarde deste domingo (30), vítima da Covid-19.

 

Ele foi também dirigente da Social Democracia Sindical (SDS), diretor nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), presidente do Sindicato Interestadual dos Trabalhadores em Empresas Prestadoras de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Sintesata-RS/SC), diretor da Federação Estadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Cultura Física do Estado do Rio Grande do Sul (Fetecfergs) e atual 1º vice-presidente do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas (Secefergs).

 

Pedruzzi assumiu ainda o cargo de Delegado Regional do Trabalho no RS (1994-95), foi diretor do Procon de Canoas, secretário municipal de Obras Públicas de Canoas e secretário especial da Defesa Civil de Canoas. Atualmente era assessor especial do prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato.

 

“Manifestamos os sentimentos profundos de dor e solidariedade aos seus familiares, amigos e companheiros”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci. Pedruzzi esteve à frente da Central na gestão 1987-89, ajudando no fortalecimento do movimento sindical e das lutas dos trabalhadores após o fim da ditadura militar.

 

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, Paulo Chitolina, lembra que ele foi metalúrgico da Forjasul, em Canoas, e integrou o movimento de oposição à direção da entidade, em 1979. Ao lado dos companheiros Sergio Matte, Maria Eunice e Freitas (Freitinhas), fez parte da diretoria em 1981, então presidida pelo hoje senador Paulo Paim. Pedruzi foi depois presidente por dois mandatos (1987-93).

 

“Convivi com o Pedruzzi a partir de 1989, quando ingressei no Sindicato. Sempre o vi como um companheiro firme na luta, presente nas mobilizações e no dia a dia do chão de fábrica, sem contar a história que ele já tinha com a organização da oposição em 1979 e na construção da CUT”, destaca Chitolina.

 

Fonte: CUT-RS com Rita Garido – Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube