Dirigente do Sindicato participa de encontro sobre acordo Macro Internacional da Siemens

Nos dias 16 e 17 de novembro, ocorreu a Reunião da Rede Sindical dos Trabalhadores da Siemens, promovido pela entidade sindical internacional IndustriALL Global Union. O encontro ocorreu em Santiago do Chile e contou com a presença de 16 lideranças sindicais de cinco países: Brasil, Chile, Argentina, Alemanha e Japão. Representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) esteve presente o dirigente sindicalista Marcio Bonotto, do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita.

 

f8bf4e87-0eb7-4199-a219-a7ddc719046b

 

 

Em pauta, a discussão de meios para hegemonizar o Acordo Macro Internacional da empresa Siemens, que trata de direitos e benefícios dos trabalhadores e trabalhadoras em todas as plantas da empresa pelo mundo. A estratégia inicial é a criação de redes para interligação das vivências nas plantas. Com a formação deste elo, será possível que seja feita a fiscalização sobre o acordo, verificando seu cumprimento ou não. No Brasil e no Chile, por exemplo, alguns benefícios não são oferecidos aos trabalhadores como na Alemanha.

 

Os participantes do encontro também debateram sobre a Indústria 4.0, que simboliza a 4ª Revolução Industrial, e que tem como proposta conectar máquinas, sistemas e pessoas ao processo produtivo, utilizando a tecnologia. No Brasil, já está sendo usada essa nova tecnologia por diversas fábricas, como a Volkswagen do Brasil. Já no Japão, há diversas indústrias seguem num ritmo muito avançado, onde há mais robôs que humanos dentro de algumas fábricas.  O debate foi para apontar benefício e malefícios dessa nova era industrial, que traz bem estar e modernidade às fábricas, mas que precisa ser introduzida com cautela a fim de não acabar com a mão de obra humana nas empresas.

1de26912-521f-403e-a6a4-8861adff40ac

 

Durante o evento, Bonotto apresentou a planta da Siemens aos participantes onde mostrou os dados da fábrica, número de funcionários e os demais benefícios. O debate já se encontra em sua segunda edição e a próxima está prevista para acontecer no Japão.

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube