Departamento dos Aposentados é empossado com ampliação do grupo

Solenidade ocorreu no sábado (30,) na sede do Sindicato, em Canoas

 

 

Na manhã do último sábado, 30 de setembro, o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita realizou a solenidade de posse do Departamento dos Aposentados. Na ocasião, companheiros(as) aposentados(as), lideranças políticas e sindicais marcaram presença para confraternizar com os novos integrantes. A nova gestão, que segue até 2021, agora é composta por 10 companheiros(as), o que é um marco na ampliação do Departamento.

 

 

Paulo Chitolina, presente do Sindicato, lembrou que quando criado o Departamento, a direção encontrou dificuldades em encontrar companheiros que quisessem se comprometer com a luta dos aposentados. “O Departamento cresceu, se consolidou como uma ferramenta de luta importante no Sindicato. E por isso, nesta nova gestão, muitos companheiros nos procuraram para fazer parte do grupo”. O vice-presidente, Silvio Bica, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da participação nas atividades do Departamento, como uma forma de garantir a permanência e a ampliação de um espaço dedicado aos trabalhadores(as) aposentados.

 

 

As lideranças políticas que marcaram presença falaram da história da categoria, que foi construída com a colaboração de muitos que hoje integram o Departamento. “Entrei para a direção do Sindicato em 1987, mas já militava junto à entidade antes disso, numa época em que não havia a estrutura que temos hoje aqui. E isso é fruto da luta e do trabalho de vocês, que resistem e entendem que essa batalha deve ser constante”, ressaltou o Deputado Federal Marco Maia, que também deu destaque à representação e da importância dos metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita para todo o país. “Hoje, os metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita estão para o Rio Grande do Sul e para o Brasil como os Metalúrgicos do ABC estão para São Paulo e também para o Brasil”.

 

 

Hoje atuando como Deputado Estadual, Nelsinho Metalúrgico também enalteceu a representatividade dos metalúrgicos em todo o país. Presidente do Sindicato por quatro gestões, o metalúrgico falou dos desafios de lutar pela classe trabalhadora. “Os meios de comunicação trabalham para que o povo desacredite na política, mas quem está aqui hoje, se desafiou em algum nível a representar os trabalhadores e trabalhadoras”. Já a vereadora Maria Eunice, ex-dirigente do Sindicato, reforçou a necessidade do protagonismo por parte do Departamento em relação às reformas. “Temos que assumir esta luta, não para fazer número, mas para contar e fazer a história da categoria”.

 

 

João Lucas de Mattos, advogado especialista em direito previdenciário, que acompanha o grupo desde a criação e atende nos dias de encontro (todas as quintas-feiras, à tarde), destacou a importância da parceria e das reuniões. “Nestes anos que tenho atuado junto com o grupo, mais aprendo do que ensino. Ouvir as experiências de cada trabalhador e poder debater pautas semanalmente é algo enriquecedor na minha atuação”.

 

 

No término da solenidade, os presentes confraternizaram com um almoço oferecido pelo Sindicato. A nova direção já atua desde o dia 1º de setembro, data oficial do início da gestão. Os encontros permanecem semanais, todas as quintas-feiras, a partir das 14h, na sede do Sindicato (Rua Caramuru, 330 – Centro / Canoas).

 

 

Confira galeria de fotos do encontro.

 

 

Fonte: Rita Garrido / STIMMMEC

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube