CNM/CUT: conselho diretivo encerra o ano com planejamento de ações para 2020

A direção executiva da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), em conjunto com os diretores regionais, esteve reunida nos dias 04 e 05 de dezembro para traçar uma análise do ano e desenhar as estratégias para 2020. Do Rio Grande do Sul, integrantes da Federação dos Metalúrgicos do RS e também o dirigente de Canoas e Nova Santa Rita, Marcio Bonotto, que em conjunto apresentaram o planejamento dos metalúrgicos do Estado no que diz respeito à representatividade, à organicidade e à sustentação.

 

Nos dois dias de encontro, uma variedade de mesas temáticas deram o tom de pautas que devem guiar a luta dos metalúrgicos em 2020. José Lopez Feijóo, assessor político da CNM, e José Genoino, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), traçaram análises sobre a conjuntura política, a reestruturação sindical e os efeitos das eleições de 2018. Carlos Veras, ex-presidente da CUT-PE e atual Deputado Federal, também adentrou nos temas do movimento sindical através da unicidade sindical. Para ele, os representantes sindicais devem sair às ruas, reforçar o diálogo com os trabalhadores e a população em geral para denunciar a realidade do país, que se encontra na mão de três poderes: “toga, farda e microfone”.

 

Por videoconferência, análises sobre o movimento sindical da Argentina e do Chile foram traçadas por Diego Seimandi, secretário de ação política da associação dos funcionários da Argentina, e Horário Fuentes, presidente do Sindicato Nacional da Indústria Chilena. Também, análise que ganhou destaque no encontro foi sobre a luta LGBTQI+ em conjunto com o movimento sindical. Para abordar o assunto, foram convocados o Professor Marcelo Hailer Sanchez, doutor em Ciências Sociais (PUC-SP) e pesquisador do Inanna – Núcleo de Pesquisa sobre Feminismos, Gêneros e Diferenças da PUC-SP, e Janaina Oliveira, Secretária do Setorial Nacional LGBT do Partido dos Trabalhadores.

 

Fonte: STIMMMEC

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube