Campanha Salarial: nova rodada de negociações ocorre nesta segunda-feira, 25

Após uma rodada de mobilizações na porta das principais empresas de Canoas e Nova Santa Rita, o Sindicato tem nova reunião de negociação com a mesa patronal nesta segunda-feira (25). Além da busca pela reposição das perdas inflacionárias, a categoria pede um reajuste real de 2,5% nos salários. Ainda, reivindica vale-alimentação no valor de R$ 250,00, para amenizar o aumento do custo de vida, e tenta levantar a discussão de algumas cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para garantir direitos frente às últimas mudanças na legislação trabalhista.

 

 

De 15 a 22 de junho, trabalhadores(as) da Siemens, Midea Carrier, Maxiforja, Beretta, Harman, AGCO e Liess receberam o Sindicato para saber do andamento da campanha. Junto isso, problemas específicos de cada fábrica também foram abordados nas assembleias, como no caso da AGCO, onde a comissão dos trabalhadores que negocia o PROPAR – participação nos lucros da empresa – lutava por um bom acordo, mesmo com a pedida da empresa pela mediação da Justiça.

 

 

Insalubridade, câmeras no chão de fábrica, falta de reajuste no vale-alimentação e contratos de trabalho temporários também foram pautas levantadas durante as mobilizações. O presidente Paulo Chitolina afirmou que, apesar do Sindicato estar envolvido com a Campanha Salarial, os problemas das fábricas sempre serão debatidos e resolvidos em conjunto. “É dever do sindicato lutar não somente por reajuste salarial, mas também fiscalizar as condições de trabalho e zelar pela dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras”.

 

 

Em todas as fábricas a adesão às mobilizações foi ampla. Segundo o vice-presidente do Sindicato, Silvio Bica, os trabalhadores(as) estão preocupados com os entraves da mesa patronal e com os movimentos de retirada de direitos que já ocorre dentro das fábricas. “A pauta aprovada em assembleia pelos trabalhadores no mês de abril é o que queremos discutir na mesa. Mas a mesa patronal parece querer ignorar o que os próprios trabalhadores julgaram necessário discutir”.

 

 

Fonte: STIMMMEC

 

Confira registro das assembleias

SIEMENS

MIDEA      MAXIFORJA

BERETTA

HARMAN

AGCO

LIESS

 

 

 

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube