Campanha Salarial: Negociações do Sindicato com o patronal estão em andamento

No último dia 09 de maio, ocorreu a primeira mesa de negociações entre os representantes dos trabalhadores e a patronal, com representantes do SIMECAN. Na ocasião, a pauta aprovada pela categoria na Assembleia Geral do dia 04 de abril foi apresentada e um calendário semanal de encontros foi estipulado.

Neste ano, os metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita reivindicam a reposição da inflação (INPC 5,07%), mais um aumento real de 2,50%, sendo a mesma porcentagem aplicada ao piso da categoria e ao salário do aprendiz. Junto a isso, pedem a renovação das cláusulas sociais e discutem um entendimento em comum sobre a cláusula do quinquênio e do acesso ao local de trabalho.

A conjuntura política também estará em pauta nas assembleias de fábrica. Tanto a Reforma da Previdência, que atualmente tramita na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, quanto a Reforma Trabalhista, que vigora há mais de um ano sem reflexos positivos na geração de empregos, serão temas de materiais e de muito diálogo com a categoria. “É tradição do Sindicato fazer a luta pela valorização dos salários e dos direitos trabalhistas em conjunto com a conscientização sobre os ataques que a classe trabalhadora sofre na conjuntura política. Não podemos ignorar as políticas de desmonte e retirada de direitos do atual governo”, afirma o presidente Paulo Chitolina.

Texto: Rita Garrido – STIMMMEC