Brasil conquista 3º lugar na 45ª WorldSkills, na Rússia

 

Entre os dias 22 e 27 de agosto, ocorreu em Kazan (Rússia), a 45ª WorldSkills, torneio internacional de educação profissional. O Brasil contou com uma delegação composta por 63 alunos treinados pelo SENAI e pelo Senac, sendo que dentre estes, nove eram gaúchos.

 

A terceira colocação no ranking geral comprova, segundo Paulo Chitolina – presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita e integrante do Conselho Nacional do SENAI representando os trabalhadores pela CUT -, a qualidade na formação dos alunos brasileiros. “Ficamos atrás apenas da China e da Rússia, polos que investem pesado na tecnologia industrial. É possível perceber que em outros países a qualificação profissional e investimentos em tecnologia tem forte fomento do governo. Enquanto aqui no Brasil, há redução da participação do Estado nestes pilares, com o acréscimo de cortes na educação e em todas as áreas de pesquisa”, afirmou.

 

Delegação contou com aluno de Canoas

 

Estudante do Senai AJ Renner de Canoas, o aluno Leonardo Moraes foi um dos selecionados para integrar a delegação brasileira no torneio e competir na área de Manutenção Industrial.

 

O caminho até a competição teve início em 2017, quando disputou a seletiva regional com todos os SENAI do Estado. Passada a primeira etapa, disputou e conquistou uma vaga para representar o Estado no torneio nacional. “O treinamento foi intenso, mas pela primeira vez o RS foi ouro na minha modalidade”, afirmou.

 

Em dezembro de 2018, realizou treinamento em São Paulo e desde o início do ano em Brasília. Aos 19 anos de idade, chegou à Rússia, integrando a delegação dos estudantes brasileiros que conquistaram o pódio na competição. “Posso não ter ganhado uma medalha, mas estou muito tranquilo do trabalho que eu sei desenvolver, tanto pessoal quanto profissionalmente com as pessoas. O amadurecimento me enriqueceu muito e de muitas formas diferentes. Isso só agregou para o meu currículo”, concluiu.

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube