AGCO: Sindicato e comissão dos trabalhadores fecham acordo do PROPAR para a manufatura

Durante o mês de junho, os representantes do Sindicato em conjunto com a comissão de trabalhadores eleita pela fábrica, negociaram uma proposta de acordo de PROPAR para a manufatura. Mesmo em meio a um cenário desfavorável à classe trabalhadora por conta da pandemia da COVID-19, foi possível negociar e garantir, com a aprovação dos trabalhadores, a repartição dos lucros e resultados da empresa. Com previsão de pagamento da primeira parcela ainda no mês de julho, é aguardada a divulgação dos números dos indicadores do 1º semestre para saber os valores. Para o vice-presidente do Sindicato, Silvio Bica, o pagamento do PROPAR neste ano tem uma importância ainda maior do que nos anos anteriores, considerando que a divisão nos lucros será de grande ajuda financeira aos trabalhadores neste momento de crise.

 

Empresa fecha acordo com administrativo sem o Sindicato

 

Mais uma vez a AGCO desconsiderou a participação do Sindicato nas negociações de um acordo de PROPAR para o administrativo, e realizou o fechamento somente junto à comissão do setor. Em 2019, após poucas reuniões, um acordo também foi fechado sem o aval do Sindicato, o que gerou insatisfações por parte dos trabalhadores. Neste ano, pela primeira vez, a empresa ignorou os representantes sindicais e não convocou a entidade para a mesa.

 

Neste sentido, o Sindicato lamenta a postura da AGCO que dificulta qualquer auxílio ou esclarecimento que deva ser prestado ao setor quanto ao acordo deste ano. Também, reforça a importância de uma participação mais ampla dos trabalhadores e trabalhadoras do administrativo nas negociações do PROPAR, exigindo conhecimento prévio da proposta antes do fechamento e maior comprometimento com todo o processo de negociação, que exige a participação do Sindicato de representação da categoria como forma de fiscalizar os indicadores e garantir metas e valores justos.

 

Fonte: STIMMMEC

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube